segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Não deixe as delicias do final de semana abalarem a sua dieta





Depois do final de semana, o prejuízo aparece justamente na segunda-feira: cansaço, gases, desconforto abdominal e inchaço. Culpa da gordura, do sal e do açúcar. Imagine se você também exagerar no álcool. 

Em excesso, essas substâncias interferem nas reações orgânicas, inibindo o processo natural de desintoxicação feito pelo fígado. Sobram toxinas, que, acumuladas no organismo, trazem vários prejuízos como: retenção de líquido, inflamação e ganho de peso. 

Por isso, quanto antes você eliminar essas substâncias inimigas, melhor. 

Um dia de detox é sempre bom após os exageros. Ou seja, seguir um cardápio rico em chás e sucos com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Você ainda deve comer alimentos fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas. Ficam fora do cardápio: fritura, carne vermelha, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) e glúten (proteína do trigo e da cevada presente em pães, bolos e biscoitos). São alimentos com potencial alergênico e, por isso, podem provocar inflamação e o acúmulo de mais toxinas. 

Se quiser continuar poupando seu organismo de comidas pesadas, siga as orientações. Você vai sentir diferença na pele, no pique e no peso! 

Consuma mais água: Além dos chás e sucos sugeridos no cardápio, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins.

Beba água com limão: A fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas.

Aposte nos sucos com couve: É uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado.

Corte refrigerante: Mesmo a versão diet, zero ou light têm corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do organismo. Pelo mesmo motivo, não consuma bebida alcoólica.
Evite café: A cafeína atrapalha o processo de detox e pode alterar a qualidade do sono. E, quando você dorme mal, o organismo fica debilitado e propício a acumular toxinas.

Capriche no chá de hibisco: As pesquisas mostram que o chá de hibisco tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas. Também é importante para quem retém líquido e tem celulite. Rico em antioxidantes, o hibisco ainda neutraliza os radicais livres, responsáveis pelas ruguinhas precoces. Outros chás com potencial desintoxicante: dente-de-leão e chá branco (tem menos cafeína que o chá verde).


Nenhum comentário:

Postar um comentário